sábado, maio 12, 2007

Queima das Fitas



Finalmente terminou ontem a Queima das Fitas. A Queima é o evento que marca, basicamente, o fim do ano universitário em Portugal. Acontece nesta época do ano em todo o país, sendo a de Coimbra, talvez, a mais forte de todas. Algumas aulas costumam ter lugar pouco após a festa, mas são pouquíssimas e raras.

São 7 dias de festa pesada, regada à muita bebida e sem hora para acabar. À noite, alguns espectáculos acontecem no parque da Baixa, às vezes com nomes importantes da música internacional.

Mas o mais interessante é o dia do Cortejo. Ele é que é a cara da Queima. Consiste num dia em que os formandos vão, de traje académico, com uma cartola, gravata e bengala da cor de seu curso, em carros alegóricos pagos por eles mesmos, da praça da Sé Nova até perto da Câmara Municipal da cidade. As ruas ficam entupidas de estudantes e curiosos. Praticamente todos os alunos da UC estão trajados, e os carros também seguem a mesma cor do curso dos respectivos cursos, no meu caso (Direito), a cor é vermelha. Bebida e sandes liberados das 3 da tarde até o escurecer, ou enquanto durar o estoque. Não é preciso dizer que, após tudo isso, os participantes estão em estado lastimável, bastante alcoolizados. As ruas ficam imundas, cheias de cacos de vidro, restos de embalagens e tudo o mais que recorde um Carnaval que acaba de passar. Claro que logo se limpa, mas é incrível a transformação das ruas.

No dia do Cortejo é que acontece, de facto, a queima das fitas, isto é, os estudantes veteranos queimam a ponta das fitas de seus cursos, como sinal do fim da vida académica.

Acabou-se, acabou-se tudo. Hora de voltar à normalidade.