quinta-feira, julho 26, 2007

Hoje uma amiga minha finalmente terminou o curso de Direito cá em Coimbra. A última prova, uma ad hoc de Direito Constitucional e Ciência Política. O professor foi ninguém menos que o Doutor Gomes Canotilho, uma das maiores autoridades do Direito Constitucional da Europa, respeitadíssimo também no Brasil.
Passado o exame (creio que algo como uma meia hora) ela saiu da sala com lágrimas nos olhos. A argüição fora pesada e só restava esse exame para licenciar-se. Tensão…
Para os que não sabem: o exame ad hoc da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é prestado por alunos que transferiram sua licenciatura do estrangeiro para a UC. Ele versa sobre matérias do direito positivo português dos três primeiros anos do curso. O aluno transferido raramente aproveita muitas cadeiras ao transferir. Ele faz então, sobre essas cadeiras não-aproveitadas uma prova oral, estudando uma parte pré-determinada da disciplina. Podem ser feitas em qualquer época do curso na ordem que melhor apeteça ao aluno, mas ele não se gradua se não as fizer. Eu, por exemplo, terei de fazer 7 ad hocs.
Pois bem. Passados alguns minutos depois disso tudo, a assistente do Prof. Canotilho, juntamente com ele, aparecem à porta da sala e anunciam a nota: 12. Fora aprovada, finalmente. Uma emoção forte tomou conta dela, que mal conseguia conter-se com a notícia de que, depois de anos de estudo, tirara seu curso pela Universidade de Coimbra. Uma maravilha que só consigo imaginar, mas que um dia hei de provar.
Aproveitei a ocasião para pedir ao Prof. Canotilho que assinasse o meu exemplar do seu Direito Constitucional & Teoria da Constituição, livro magnífico para quem se interessa pelo tema. Fui buscá-lo com toda a formalidade devida e tacitamente exigida pelos professores daqui. Ele então levou-me até as poltronas do andar de baixo para assinar o livro, ao mesmo tempo em que me perguntava sobre o que estava a pensar do curso de Coimbra, falamos também sobre Fortaleza e o Prof. Paulo Bonavides. Com o enorme prestígio que desfruta e a relevante posição que ocupa, o Prof. Canotilho pareceu-me um homem bastante simples, acessível, atencioso, disposto à conversar. Fez-me uma bela dedicatória, apesar de ter errado meu nome (escreveu “Flávio”). Apertamos às mãos ao cabo de tudo. Gostei muito. Vou freqüentar as aulas dele, mesmo não estando inscrito.
Depois disso, só alegria com os amigos. Fomos eu, a Daiane (a recém licenciada), o Guilherme e a Renata (um casal de amigos meus, com quem estou sempre junto) almoçar fora, no Centro Comercial Fórum. Só descontração, ainda acompanhei a Daiane num sorvete, caro, mas que valia a pena experimentar ao menos uma vez.
São dias assim que eu gostaria que fossem a regra em Coimbra. E olhe que estamos no fim da tarde. À noite, um aniversário de outro amigo promete!