sábado, abril 25, 2009

25 de Abril‏



Hoje é o aniversário do 25 de Abril. A Revolução dos Cravos completou 35 anos. Na mídia, na política e mesmo nos meios académicos a celebração foi enorme. Fotos, cartazes, depoimentos, entrevistas, análises, documentários e o que mais havia sobre o tema foi exibido e explorado à exaustão.

Mas o povo não ficou indiferente à data, o que se pode comprovarcom as várias passeatas e manifestações por todo o país, além do hábito, principalmente por parte dos mais velhos, de espetar um cravo no peito esquerdo. Entretanto, cabe notar que as manifestaões populares focaram-se mais na comparação das promessas e dos factos do 25 de Abril com a situação crítica que o país atravessa, especialmente devido à crise financeira que estoirou no ano passado. Ainda assim, não deixo de fazer um paralelo entre o entusiasmo com que é comemorada a Revolução dos Cravos e a apatia brasileira em relação ao 7 de Setembro. Realmente, é lamentável, é uma pena mesmo.

Quanto a mim, católico e liberal-conservador, não nego a importância do 25 de Abril lusitano, mas não consigo entusiasmar-me muito com a data. Sim, ela devolveu a democracia ao país, mas também quase se transformou numa revolução comunista, com todas as suas conseqüências: perseguição antirreligiosa, confisco de propriedades, estatização económica, liquidação da oposição política, conversão de Portugal num país-satélite da URSS, etc. Felizmente, nada disso aconteceu. Melhor comemorar hoje o dia de São Marcos, apóstolo e evangelista. Aliás, eu só soube disso no próprio dia durante a catequese.

Etiquetas: ,