segunda-feira, novembro 05, 2007

Depois de dias de problemas, consegui efetuar, de forma definitiva, a minha matrícula na Universidade de Coimbra.

Dinheiro e o caos na FDUC com a implantação do Processo de Bolonha foram os responsáveis por esta situação. Para quem não sabe, o Processo de Bolonha foi uma reforma nos sistemas de ensino superior europeus que, entre outras coisas, facilitou o reconhecimento de diplomas emitidos por uma IES européia em qualquer país-membro da UE, reduziu a carga horária dos cursos de Licenciatura (1º Ciclo), além de possibilitar o ingresso imediato no mestrado (2º Ciclo). As cadeiras, que antes eram anuais em muitas licenciaturas, doravante serão semestrais. Noutro dia comento melhor sobre ele. Por ora, só digo que a FDUC mal sabe como lidar com essa reforma curricular.

Em virtude disso, tive de me inscrever em 84 créditos ECTS. Como cada cadeira tem 6 créditos, acabou que terei de cursar 14 cadeiras neste ano lectivo! Sim, uma loucura, especialmente tratando-se de Coimbra. Serão 6 cadeiras agora e 8 no próximo semestre. Como se não bastasse, voltarei a estudar Francês e começarei com o Alemão. Sim, podem me chamar de suicida.

Eis a minha grade acadêmica:


ANO LECTIVO 2007 – 2008

1º SEMESTRE:

*Direito Romano

*Direito Comercial I

*Direito das Coisas

*Direito de Família e dos Menores

*Direito Internacional Privado

*Direito Administrativo III (Contencioso Administrativo)


2º SEMESTRE:

*História do Direito Português

*Direito Comunitário II

*Finanças Públicas

*Direito Fiscal

*Contratos Público

*Direito Processual Civil III (Processo Executivo)

*Direito Patrimonial da Família e Sucessões

*Metodologia do Direito

E eu ainda pensava em fazer umas cadeiras do Curso de Relações Internacionais... pelo visto, só no ano que vem, quando terei apenas 3 cadeiras e tiro o curso.

Há muito o que fazer. Terei de me desdobrar em mil para dar conta!