segunda-feira, setembro 22, 2008

Chuva em Coimbra

Panteão Nacional com meio metro de água
Fortes trovões e chuva forte provocaram, ontem à tarde, dezenas de inundações em Coimbra, mas a situação mais complicada foi vivida na Igreja de S. Cruz, Panteão Nacional, situada na Praça 8 de Maio. Lama, pedras da calçada e muitos detritos atingiram meio metro dentro do templo. Noutro local, na Avenida Gouveia Monteiro, que dá acesso aos Hospitais da Universidade de Coimbra, o tráfego fez-se por entre brita e água. Também alguns pisos daquele hospital foram afectados pela água.
Tudo começou pelas 15.00. De repente, toda a cidade ficou envolta num manto de nevoeiro e caiu uma bátega de água durante quase uma hora. Face aos pedidos de socorro, foram accionados os serviços de Protecção Civil Municipal. Na Igreja de Santa Cruz, já com a missa das 18.30 cancelada, o padre Anselmo Gaspar estava inconsolável. O caudal de água era tal que chegou até ao altar. Às 19.00, ainda a mangueira dos bombeiros jorrava água para limpar paredes, chão e bancos da igreja.
Essa história do Diário de Notícias eu soube ontem mesmo, mas não por testemunho directo, apesar de estar em Coimbra. Soube pelo Jornal da Noite da SIC. Eu estava em casa na hora do temporal e vi que a chuva foi, de facto, muito pesada. Fiquei impressionado com o estrago que fez na Praça do Comércio, na Praça 8 de Março e proximidades. A Igreja da Santa Cruz, uma das maravilhas da cidade e onde está enterrado ninguém menos do que D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, foi dos edifícios mais afectados, sendo necessário suspender a missa das 18h de ontem. Mas também me surpreendi com a rapidez com que tudo foi arrumado. Hoje à tarde passei pela Praça 8 de Março para ir ao supermercado e não si viam grandes sinais da tempestade.
O comércio também foi bastante afectado, muitos comerciantes tiveram prejuízos.
Já se aponta a debilidade do sistema de escoamento de Coimbra. não percebo muito dessas coisas, mas parece que tal tem fundamento. A Aulédia, brincando e comparando com os Açores, diz que em Coimbra bastam cair 3 gotas para tudo inundar. De qualquer forma, causou preocupação uma tempestade curta que provocou uma inundação de 50 centímetros numa das maiores cidades portuguesas.

Etiquetas: ,